Delinear estratégias para alargamento da cobertura de segurança social em Timor-Leste

21 de julho de 2023

De 24 a 28 de julho decorrerá em Díli, Timor-Leste, o Curso alargamento da cobertura de proteção social aos trabalhadores e trabalhadoras da economia informal. O objetivo principal deste curso consiste em fortalecer as capacidades de diagnóstico e análise bem como a definição e implementação de políticas e programas para a extensão da segurança social aos grupos de difícil cobertura, com enfoque no sector informal da economia.

Este é um tema altamente complexo e relevante para Timor-Leste, que requer o fortalecimento das capacidades das instituições envolvidas e exige, por um lado, uma abordagem abrangente e integrada e, por outro lado, a definição de estratégias e instrumentos especificamente elaborados levando em consideração as necessidades e características de cada grupo de difícil cobertura. O curso foi desenvolvido e organizado pelas equipas técnicas do CIF-OIT, da OIT em Genebra e do escritório de Timor-Leste. A formação também conta com a parceria do sistema de segurança social de Portugal e outros países da CPLP, promovendo assim o intercâmbio de experiências.

O curso contará com a participação de cerca 40 representantes, quadros dirigentes e técnicos superiores, do Ministério da Solidariedade e Inclusão Social – Instituto Nacional de Segurança Social, outros Ministérios e instituições do Governo, dos parceiros sociais, municípios, representantes da sociedade civil e associações profissionais e de categoria.

Descarregue e veja a agenda do curso.