9 de fevereiro de 2026
Foram lançados hoje uma série de vídeos informativos e de sensibilização no âmbito da Campanha da Segurança Social promovida pelo Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste, com o objetivo de reforçar o conhecimento da população sobre a importância da segurança social como um direito fundamental e um pilar essencial do trabalho digno e da proteção social.
A cerimónia de lançamento decorreu no Centro de Convenções de Dili, no âmbito da Conferência Internacional do Fundo de Reserva da Segurança Social (FRSS), e foi presidida pelo Presidente do Instituto da Segurança Social (INSS), Zeferino da Costa Bobo.
Os vídeos foram produzidos para ampliar o conhecimento geral sobre a segurança social, apresentando de forma simples, clara e acessível os principais conceitos, o modelo de funcionamento e a importância da segurança social. São abordados temas como o direito fundamental à proteção social, as obrigações dos contribuintes e o papel da segurança social na proteção dos trabalhadores e suas famílias perante riscos ao longo do ciclo de vida, reconhecendo também a importância dos parceiros sociais no fortalecimento do sistema e na expansão da cobertura para todos os trabalhadores.
A série, composta por sete vídeos, aborda os seguintes temas:
- O que é a Segurança Social
- O modelo de Segurança Social em Timor-Leste
- A importância da Segurança Social
- Mitos e realidades sobre a Segurança Social
- Regime facultativo da segurança social: deveres, obrigações, direitos e benefícios
- Regime obrigatório da segurança social: deveres, obrigações, direitos e benefícios
- Segurança Social e o papel dos parceiros sociais
Os vídeos contribuem também para a promoção de uma cultura de segurança social, reforçando o conhecimento geral e apoiando a estratégia de expansão da cobertura contributiva, especialmente para trabalhadores da economia informal, incentivando novos beneficiários e o aumento do número de contribuintes. Esta iniciativa reconhece o papel essencial da segurança social no bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias.
A ação foi desenvolvida no âmbito do Projeto ACTION Portugal, financiado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) de Portugal, e reforça o compromisso com sistemas de proteção social mais inclusivos, sustentáveis e universais, alinhados com a Agenda do Trabalho Digno e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1 – Erradicação da Pobreza e ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico).

