Estratégias para um futuro do trabalho mais justo

13 de fevereiro de 2025

Continua a decorrer nas instalações do IEFP, em Lisboa, a Academia sobre o Trabalho Digno para a Justiça Social. A academiaconta com a participação de 116 participantes, entre os quais quadros dirigentes e técnicos de Ministérios e instituições públicas, parceiros sociais, decisores políticos e representantes de organizações não governamentais, da sociedade civil e da cooperação internacional de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Este evento proporciona um espaço privilegiado para o diálogo, a reflexão e a criação de redes, explorando a articulação entre políticas no domínio do emprego, da proteção social e da formação profissional nos países de língua portuguesa.

Após a sessão de abertura foi realizada na tarde de segunda-feira, dia 10 de fevereiro, uma Feira de Conhecimento proporcionando um espaço interativo para a troca de experiências e a apresentação de projetos inovadores na área do trabalho digno. A Feira reuniu participantes dos diversos países, que puderam compartilhar ideias, estabelecer contactos e conhecer iniciativas inspiradoras que contribuem para a construção de um futuro do trabalho mais justo e inclusivo.

A Academia sobre o Trabalho Digno para a Justiça Social não se limita a discussões gerais, mas aprofunda temas específicos através de seis seminários focados em desafios e oportunidades para a promoção do trabalho digno. Cada seminário oferece um espaço de discussão e aprofundamento sobre um tema crucial, reunindo especialistas e participantes para trocar conhecimentos e experiências.

  • Efetivar direitos: Estratégias de formalização para a promoção do trabalho digno;
  • Efetivar direitos: Políticas participativas para a inclusão e a justiça social;
  • Efetivar direitos: Ampliar o espaço orçamental para políticas sociais e de emprego;
  • Desenvolvimento de novas competências para transições justas;
  • Análise do mercado laboral e dos indicadores de proteção social para o desenho e avaliação de políticas de promoção do trabalho digno;
  • Novas fronteiras da governação: Desburocratização, simplificação administrativa e direito à informação

O evento reveste-se também de um significado especial, assinalando o 60º aniversário do CIF-OIT, os 15 anos do programa IEFP – CIF-OIT e os 10 anos do Projeto ACTION/Portugal.

Leia também a notícia na página da CPLP e veja os vídeos e fotografias partilhados