23 de setembro de 2024
Arrancou esta segunda-feira, 23 de setembro, na Cidade da Praia, o curso de formação em comunicação para a proteção social. Com enfoque inicial para jornalistas de vários meios de comunicação social, a participação foi alargada a técnicos de instituições públicas com implicações no sistema de proteção social.
O curso de 5 dias, que decorre nas instalações da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) e conta com cerca de duas dezenas de formandos, é financiado pelo projeto ACTION/Portugal e implementado em parceria com a RTC, media partner da OIT em Cabo Verde.
Esta iniciativa visa contribuir para maior conhecimento e compreensão da proteção social junto destes profissionais e, desta forma, para uma maior literacia e cultura da proteção social no país. Procurará capacitar os jornalistas para abordarem a complexidade da proteção social, através do domínio de conceitos e da análise crítica de dados e informação, explorando formas apelativas e rigorosas nos vários formatos jornalísticos e para vários públicos.
O trabalho dos jornalistas tem um papel de relevo na promoção de um debate mais alargado e esclarecido sobre estas temáticas na sociedade cabo-verdiana bem como na divulgação de políticas e apoios, essencial para o alargamento da cobertura e maior eficácia da proteção social no país.
O curso pretende, ainda, mobilizar jornalistas nacionais para a primeira edição do “Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social”, divulgar as suas regras, prazos e prémios.
Com uma forte componente prática e interativa, o curso tem como formadoras a jornalista portuguesa Elisabete Miranda, Coordenadora de Economia do Jornal Expresso, e Mariana Pereira, Especialista em Proteção Social da OIT.
Os formandos do curso irão ainda beneficiar de apresentações e discussões com convidados externos, em representação de várias instituições públicas e do sistema de proteção social de Cabo Verde, que ajudarão a melhor compreender conceitos, dados, programas, regimes e prestações de proteção social no país.