Atribuído o 1.º Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social em Cabo Verde

10 de julho de 2025

O Tech Park, na cidade da Praia, foi palco, no dia 15 de julho, da cerimónia de entrega do 1.º Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social. A iniciativa inédita em Cabo Verde visou reconhecer os trabalhos de qualidade realizados por jornalistas, valorizando o papel da comunicação social na sensibilização e promoção de uma proteção social mais inclusiva, justa e eficaz.

Esta primeira edição do galardão, integrada nas celebrações do Dia Nacional da Segurança Social promovido pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), contou com a mobilização de jornalistas e meios de comunicação de todo o país, tendo sido submetidos trabalhos nas três categorias a concurso de Rádio, Televisão e Imprensa Escrita e Webjornalismo.

Os vencedores desta edição foram:

  • Categoria Rádio: José Mário Mendes Correia
  • Categoria Televisão: Deolinda Rodrigues Delgado Freire
  • Categoria Imprensa Escrita e Webjornalismo: Sheilla Sofia Lopes Ribeiro
Secretário de Estado Adjunto PM Comunicação Social e filha de José Correia
Ministro Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e Deolinda Freire
Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e Deolinda Freire
Presidente do INPS e Sheilla Ribeiro
Presidente do INPS e Sheilla Ribeiro

O Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social nasceu da iniciativa e envolvimento ativo do projeto ACTION/Portugal da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que desde a primeira hora apoiou tecnicamente este processo, reforçando o seu compromisso com a promoção da literacia em proteção social e com o reforço das capacidades de comunicação no setor, de que foi exemplo a realização de um curso de princípios de proteção social dirigido a jornalistas na cidade da Praia em setembro de 2024.

Durante a conferência, marcada também por intervenções institucionais e por momentos culturais, foi reiterada a importância da contínua criação de pontes entre o jornalismo e as políticas públicas sociais, com vista à promoção de uma cultura de informação rigorosa, acessível e transformadora.