Lançamento do Boletim Estatístico sobre Proteção Social em Cabo Verde, 2021-2023

4 de dezembro de 2024

O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, dia 4 de dezembro de 2024, o evento de lançamento do Boletim Estatístico sobre Proteção Social em Cabo Verde, 2021–2023, na sede do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), na Cidade da Praia.

Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire
Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire

O lançamento do Boletim acontece no âmbito das atividades do Projeto ACTION/Portugal, implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Centro Internacional de Formação da OIT (CIF-OIT), com financiamento do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS).

O evento contou com a participação da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, do Embaixador de Portugal, João Queirós e do Diretor-Geral do GEP/MTSSS, José Luís Albuquerque (à distância).

O Boletim Estatístico sobre Proteção Social em Cabo Verde, 2021–2023, destaca o progresso alcançado no aumento da cobertura da proteção social em Cabo Verde, abrangendo tanto o regime contributivo quanto o não contributivo, durante o período de 2021 a 2023. Esse avanço reflete um esforço contínuo do Governo para integrar grupos vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e cidadãos em extrema pobreza, no sistema de proteção social.

Principais Resultados do Boletim:

  • Expansão da Cobertura Social: em 2023, a proteção social abrangeu 60,3% da população, ou seja, 307.219 pessoas, marcando um aumento expressivo desde 2021. A maioria está vinculada ao regime contributivo (91,6%).
  • Foco nas Mulheres: elas representam 62,2% dos beneficiários.
  • Proteção a Crianças e Idosos: A taxa de cobertura das crianças (0-14 anos) atingiu 47,8%, enquanto a proteção aos idosos alcançou 76,7%, com 41.301 beneficiários recebendo pensões de velhice, invalidez ou sobrevivência.
  • Apoio a Grupos Vulneráveis: em 2023, 25.863 pessoas em situação de pobreza extrema foram abrangidas por programas do regime não contributivo, representando cerca de 41% dessa população.

A programação, ainda, inclui a apresentação detalhada do Boletim Estatístico sobre Proteção Social, bem como uma mesa-redonda com a participação de representantes de instituições académicas e da proteção social.

Noemi Ramos, Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Estatística de Proteção Social e Técnica do Instituto Nacional de Estatística
Noemi Ramos, Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Estatística de Proteção Social e Técnica do Instituto Nacional de Estatística
Mesa-redonda: Uma leitura possível do Boletim Estatístico • Edmir Ferreira, Presidente da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde • Elisandra de Pina, Presidente do Centro Nacional de Prestações Sociais • Fréderic Santos, Administrador Executivo do Instituto Nacional de Previdência Social Moderadora: Deolinda Freire, Rádio Televisão Cabo-verdiana
Mesa-redonda: Uma leitura possível do Boletim Estatístico. Da esquerda para a direita: Elisandra de Pina, Presidente do Centro Nacional de Prestações Sociais; Moderadora: Deolinda Freire, Rádio Televisão Cabo-verdiana; Fréderic Santos, Administrador Executivo do Instituto Nacional de Previdência Social; Edmir Ferreira, Presidente da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde.

Aceda ao boletim estatístico na nossa biblioteca.