OIT capacita jornalistas angolanos em Protecção Social

15 de março de 2024

Entre os dias 13 e 15 de Março decorreu em Luanda, nas instalações do CEFOJOR, o primeiro curso de formação em protecção social dirigido a jornalistas que contou com a participação de 40 formandos de mais de 20 órgãos de comunicação social.


Este curso, financiado pela Delegação da União Europeia em Angola, através do projecto “Expansão da Segurança Social para Apoiar a Formalização da Economia Angolana” e pelo projeto ACTION/Portugal, visou criar maior literacia e cultura da protecção social na sociedade angolana, através do trabalho jornalístico, promover o debate e o escrutínio de políticas, o acesso à informação fidedigna e reflectir sobre formas apelativas de apresentação de informação sobre protecção social.
A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, o Chefe de Cooperação da União Europeia, Enrico Strampelli, a Gestora de Projectos da OIT, Denise Monteiro e o Director do CEFOJOR, Ikuma Bamba.


O curso teve como formadores principais a jornalista portuguesa do Jornal de Negócios Catarina Almeida Pereira e a Perita em Protecção Social da OIT Lisboa, Mariana Pereira. Contou ainda com apresentações do Diretor Nacional de Segurança Social, Domingos Filipe, do Diretor Geral do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, e de um representante do UNICEF, Marcelo Cohen.


Durante os três dia de formação os participantes do curso tiveram oportunidade de compreender conceitos e definições de Protecção Social e sua relação com os direitos humanos; conhecer a estrutura do sistema de protecção social em Angola; reflectir sobre a cobertura da protecção social; debater estratégias de acesso a informação completa e credível; analisar artigos e peças jornalísticas; e participar em trabalhos práticos sobre o tratamento jornalístico de dados e informação sobre protecção social.