18 de outubro de 2023
No dia 6 de outubro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinou um Protocolo de Parceria com a Radio Televisão Cabo-verdiana (RTC). Com o estabelecimento desta colaboração a RTC passa a ser, em Cabo Verde, um media partner privilegiado da OIT.





O Protocolo de Parceria foi assinado pelo Director da Equipa de Trabalho Digno e do Escritório País da OIT-Dakar, Dramane Haidara, e pelos Administradores Executivos da RTC, Margarida Fontes e Carlos Reis, e materializa uma colaboração que era já efetiva há alguns anos.




O documento define a existência de áreas de comum interesse que devem ser potenciadas para que a mensagem da OIT chegue a um público mais vasto no país e na diáspora. Prevê-se a realização de atividades de formação e de divulgação, de acordo com ações consensualmente definidas entre as partes.
Esta parceria surgiu do reconhecimento de que a RTC é a única empresa de serviço público ao nível da comunicação social no país. Por outro lado, resultou da necessidade de o Projeto ACTION/Portugal, na sua Fase 3, aumentar a sua atenção para as questões da comunicação e divulgação sobre a extensão da cobertura da Proteção Social. Constatou-se, todavia, que havia grande vantagem em que esta parceria fosse mais ampla do que o próprio ACTION/Portugal e que abrangesse as várias áreas da OIT.
O Protocolo de Parceria assinado vigorá até ao final de Julho de 2025.