Em linha o 2º volume do compêndio “100 years of social protection”

13 de outubro de 2023

Anunciamos que o segundo volume do compêndio 100 years of social protection: The road to universal social protection systems and floors já está disponível em linha. O primeiro volume do compêndio foi publicado e lançado para o Centenário da OIT em 2019. Em breve será publicada uma versão traduzida para português.

O segundo volume do compêndio continua o trabalho realizado no primeiro volume, descrevendo como os sistemas nacionais de proteção social evoluíram ao longo do tempo e como as normas internacionais de segurança social e o desenvolvimento de quadros jurídicos nacionais abrangentes contribuem para a criação de sistemas de segurança social coerentes e inclusivos.

Dos 52 casos de estudo incluídos neste volume, destacamos a presença de 8 casos de estudo de países de língua portuguesa: Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Os casos centram-se em soluções inovadoras para ultrapassar os desafios políticos e de implementação que os decisores políticos de todo o mundo podem enfrentar. Ao aprender com os esforços empreendidos em diferentes contextos nacionais, boas práticas poderão surgir na definição de políticas nacionais de apoio à realização da proteção social universal.