Campanha de comunicação sobre o alargamento da Pensão Social arranca em várias frentes

14 de abril de 2023

Em Cabo Verde, o I Encontro dos Parceiros de Prestações Sociais do Regime não contributivo que decorreu no dia 10 de abril, no Palácio do Governo na cidade da Praia, organizado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), o Centro Nacional de Prestações Sociais (CNPS) e a OIT, através do Projecto ACTION/Portugal, assinalou o arranque da campanha de comunicação sobre o alargamento da Pensão Social.

No evento em que participaram diversas entidades nacionais e internacionais com forte ligação às prestações sociais do regime não contributivo foram publicamente apresentados os materiais que servem de base à campanha, tendo os mesmos obtido uma boa recetividade.

Marcaram presença várias das instituições que apoiam as pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, muitas das quais beneficiárias dos apoios concedidos pelo MFIDS e pela Cooperação Portuguesa. O evento contou igualmente com a cobertura dos órgãos da comunicação social nacional.

No próprio dia, foi iniciada a transmissão dos spots em diversos canais, nos horários de maior audiência, nomeadamente na rádio e na televisão, RCV , RCV+ e TCV, respectivamente. Esta prontidão resulta de uma parceria que se pretende firmar com a empresa de serviço público, Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC). Trata-se de uma divulgação inédita da RTC em relação a conteúdos do CNPS e que se espera reforçar no futuro.

As redes sociais, entre as quais o Facebook, são também utilizadas nesta campanha, tendo já sido transmitidos nas páginas do MFIDS e da Cooperação Portuguesa os spots, bem como os cards preparados para o efeito. A divulgação será ainda complementada pelas Câmaras Municipais, em particular através dos cartazes e folhetos disponibilizados que permitirão o esclarecimento dos potenciais pensionistas.